Trabalhar com a Inovação

- Inovação: um admirável mundo novo
 Os principais aspectos da educação on-line diferem do ensino tradicional e definem uma maneira nova de aprender e ensinar. A educação on-line envolve níveis de conectividade, senso de comunidade e compartilhamento de conhecimento raramente vistos em ambientes escolares, sendo caracterizada por temas como colaboração, conectividade, foco no aluno, eliminação de fronteiras, senso de comunidade, exploração, conhecimento compartilhado, experiência multissensorial e autenticidade. Portanto, ela requer novas formas de ensino e aprendizagem.
- Distância e proximidade
 O desafio é encontrar meios e caminhos para superar, reduzir, amenizar ou até mesmo anular a distância física. O que pretendemos é encurtar a distância física e comunicativa, possibilitando uma maior comunicação entre esses sujeitos por meio do estudo com interação simultânea e diálogos frequentes.
 O diálogo de pessoa para pessoa assume uma importância central ao transcorrer sem estruturas e sem fim predeterminado, especialmente em situações de aconselhamento. Esta aprendizagem dialogal exige dos estudantes parceria, respeito, calor humano, consideração, compreensão empática, sinceridade e autenticidade.
O estudo estruturado é atraente porque permite planejar o ensino, desenvolvê-lo sistematicamente, controlá-lo sem lacunas, melhorá-lo com base em experiências e medir os resultados.
Como sujeito da própria educação, o aluno reconhece suas necessidades de estudo; formula objetivos para o estudo, seleciona conteúdos; projeta estratégias de estudo; arranja materiais e meios didáticos; identifica fontes humanas e materiais adicionais e faz uso delas; organiza, dirige, controla e avalia o processo de aprendizagem.
- Eliminação de fronteiras
Para um bom êxito da proposta da EAD, necessário se faz conhecer as características do aluno, incluindo saber como estudar a distância; investir na experiência do instrutor de educação a distância e na qualidade das aptidões para elaboração e produção do curso; considerar o entendimento dos alunos por parte da equipe administrativa; pesquisar sobre a tecnologia escolhida para o curso; oferecer acessibilidade dos serviços de apoio; manter frequência e qualidade dos dados de avaliação; e aplicar um investimento financeiro. Assim, o índice de satisfação do aluno será elevado e os resultados apresentados por ele serão extremamente positivos.
Conclusão
Tendo apresentado essa discussão, você observou que o trabalho para superar distâncias deve caminhar lado a lado com a inovação para aproximar mundos distintos e saberes diversos.
Por isso, a utilização pedagógica das tecnologias não pode ser compreendida somente como o uso dinâmico dos recursos tecnológicos, mas também como o domínio crítico da linguagem tecnológica.
Logo, as atividades pedagógicas no AVA devem considerar os objetivos e as competências a serem atingidos, bem como o conhecimento que se tem sobre o público-alvo a fim de garantir a natureza pedagógica e específica da prática de ensino-aprendizagem na EAD, dar um caráter sistemático e contínuo à prática profissional, demonstrar a importância e a relevância da EAD para o desenvolvimento da prática pedagógica da instituição como um todo e potencializar situações de aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A educação a distância em transição: tendências e desafios

Aprendizagem ativa e tecnologias digitais