A educação a distância em transição: tendências e desafios
Conforme os estudos de Peters (2003), destaco os seguintes conceitos e tópicos:
- Distância e proximidade (p.47)
Os processos de aprendizagem no
ensino a distância enfrentam dificuldades específicas devido ao distanciamento
físico entre docentes e discentes, o que foi expresso na nomenclatura ensino a
distância e que deriva modos didáticos de proceder. Aqui está o desafio:
encontrar meios e caminhos para superar, reduzir, amenizar ou até mesmo anular
a distância física.
- Distância transacional (p.63)
O que pretendemos é encurtar a distância
física e comunicativa, possibilitando uma maior comunicação entre esses
sujeitos por meio de um programa de estudo aberto, não fixado, com interação simultânea
e diálogos frequentes.
- 3 concepções constitutivas para o
desenvolvimento teórico e prático do ensino a distância (p.71):
1) Diálogo (p.72)
O diálogo de pessoa para pessoa assume
uma importância central ao transcorrer sem estruturas e sem fim predeterminado,
especialmente em situações de aconselhamento. Esta aprendizagem dialogal exige
dos estudantes parceria, respeito, calor humano, consideração, compreensão
empática, sinceridade e autenticidade.
2) Estrutura (p.86) – vantagens (p.91)
A estrutura compreende o ensinar e
aprender e está fechada por se voltar à consecução de objetivos, conteúdos e
estratégias. O estudo estruturado é atraente porque permite planejar o ensino,
desenvolvê-lo sistematicamente, controlá-lo sem lacunas, melhorá-lo com base em
experiências e medir os resultados.
3) Autonomia (p.93)
Como sujeito da própria educação, o
aluno reconhece suas necessidades de estudo; formula objetivos para o estudo, seleciona
conteúdos; projeta estratégias de estudo; arranja materiais e meios didáticos; identifica
fontes humanas e materiais adicionais e faz uso delas; organiza, dirige,
controla e avalia o processo de aprendizagem.
- As 3 concepções na prática (p.105):
1) aprendizagem dialógica (p.105)
2) aprendizagem estruturada (p.123)
3) estudo autônomo (p.156)
– tarefas atuais de uma didática do ensino a
distância (p.160)
- ensino por arquivos (p.234)
- ensino com hipertexto/hipermídia (p.235)
Referência bibliográfica
PETERS, O. A educação a distância em transição: tendências e desafios.
São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
Comentários
Postar um comentário