Aprendizagem ativa e tecnologias digitais

Sobre o desafio de investigar, experimentar e compartilhar algumas tecnologias digitais em práticas educacionais inovadoras, escolhi o armazenamento de arquivos na Internet, como Google Drive, OneDrive e Dropbox e deixei uma questão para dialogarmos: o que pensam sobre a aprendizagem ativa e o uso das tecnologias digitais?
Participem!!!

Comentários

  1. Eu acredito que temos que partir para a prática, experimentarmos o máximo de recursos possíveis, pois sabemos da potencialidade das tecnologias digitais para colaborar com a aprendizagem dos conteúdos curriculares, e este é, portanto, o momento propício.

    O curso está nos possibilitando conhecer tantos recursos que podemos aplicar nas nossas atividades cotidianas de sala de aula. Mas é necessário que conheçamos bem as ferramentas para ajudarmos nosso aluno a criar e a desenvolver a sua aprendizagem.

    Estou iniciando essa caminhada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Penso que devemos cada vez mais utilizá-los nas nossas aulas para podermos ter nossos alunos interessados sempre, pois cada dia que passa isso se torna mais difícil.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Danielle!
    Parabéns pelo seu Prezi!
    Quanto ao seu questionamento sobre a aprendizagem ativa e o uso das novas tecnologias sem dúvida que é uma necessidade neste contexto em que vivemos. Hoje as linguagens são múltiplas e temos que adotá-los, pois como dizia Bakhtin (1992), é a partir da linguagem (expressão) que se desenvolve o pensamento (conhecimento). E, como educadores, temos que atender à diversidade de nossos aprendizes apresentando possibilidades diferentes para que o nosso aluno atinja as competências necessárias exigidas pela nossa disciplina.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Danielle!

    Foi bem interessante conhecer o OneDrive. Obrigada por compartilhar!

    Danielle, eu penso que a aprendizagem passa as ser ativa quando a atuação e o engajamento de todo o conjunto de pessoas envolvidas no contexto da educação está nesta direção. Recursos e ferramentas são muitos os que podemos encontrar, online e gratuitos, então, o resultado acontece quando as circunstâncias são favoráveis, sejam políticas, estruturais e até mesmo pessoais.

    O que podemos aprender num curso como este é que as ações podem começar por cada um, seja em sua sala de aula, compartilhando com parceiros e fomentando maiores transformações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A educação a distância em transição: tendências e desafios