Tema 1 - Aproximação. Questão mobilizadora: O que são as metodologias ativas?

Neste primeiro tema, considerei importantes os aspectos a seguir e as seguintes questões:
- Mobilizar: Inovar, interagir, ser co-autor. Questão: Como combinar as  tecnologias digitais e as metodologias ativas na educação?
- Cenário: Transformação, facilidades e desafios das tecnologias, as quais modificam a maneira de fazer algo e oferecem opções de personalização e aprendizagem colaborativa. Nativo digital remete à geração pós era digital. Questão: No Brasil, será que todos os alunos que nasceram pós 1995 são nativos digitais?
- Novos espaços e as tecnologias ativas: Tempo, espaço e relação com o entorno se modificam. Sinergia. Professor é aquele que orienta. Aprender melhor. Personalização: atender expectativas, demandas. Papel do especialista, professor, daquele que orienta. Aprender em grupo com a diversidade e com a riqueza dessa troca. Questão: como aplicar as inovações ao próprio contexto educacional?
- Metodologias ativas: Currículo, postura do professor, tempos e espaços; possibilidade de hibridizar, misturar (blended), passar rapidamente de um cenário/ atividade para outro, do individual para o grupal.
- Sala de aula invertida: blended (ensino híbrido). Inverter aquilo que é básico, inicial para o aluno adquirir as informações prévias e verificar o que aprendeu no presencial posteriormente. O que for aperfeiçoamento, avançado, o aluno fará em grupo e com o apoio do professor. Questão: Quais são e como aplicar as metodologias ativas na prática docente?
- Design thinking: Metodologia de projetos focada em temas complexos sem resultado previsível, partindo de preocupações, necessidades e problemas por meio de técnicas de tempestade mental (brainstorming) e de propostas/ protótipos que serão testados.
- Inovações no currículo: currículo flexível, centrado no aluno, em suas necessidades e expectativas. Um exemplo de inovações paralelas ou simultâneas são os modelos não disciplinares e por projetos. Pensar: em que momento de sua atuação você se encontra; o que fazer para melhorar dentro de cada disciplina; e com que rapidez tudo isso pode ser processado.

Comentários

  1. Muito bem, Danielle!
    Muito interessante a metodologia dos projetos, do ensino híbrido e da aula invertida. Acredito que nós professores podemos planejar nossas aulas tentando adotar algumas dessas metodologias, apesar dos obstáculos que possamos encontrar.

    Penso que o ensino híbrido já deveria fazer parte também dos contextos escolares do ensino médio e fundamental e não só do ensino superior.

    Nós, da escola pública, ainda temos algumas barreiras para enfrentar, mas já podemos fazer algumas iniciativas, ir aprendendo a preparar alguns ambientes virtuais que aqui tivemos oportunidade de conhecer e inserir algumas turmas nesse processo de ensino e aprendizagem.

    Abraço!

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