Educação on-line: aprendendo e ensinando
Segundo as pesquisas de Kearsley (2011), retomo os seguintes conceitos e tópicos:
- eliminação de fronteiras (p.5)
A educação on-line vai além da sala de aula porque oferece acesso à informação
e a pessoas em qualquer parte do mundo, remove as fronteiras de espaço e tempo
da aprendizagem e com relação a quem pode aprender, encurta os gastos com o
curso e com o deslocamento, e otimiza o tempo de estudo.
- conhecimento compartilhado (p.8)
Disponibilizar informação na Web ou em outro formato eletrônico a
torna imediatamente acessível a qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet. Nesta vasta rede de
conhecimento, o que importa é a qualidade e a utilidade da informação fornecida.
- admirável mundo novo (p.11)
Os principais aspectos da educação on-line diferem do ensino tradicional e
definem uma maneira nova de aprender e ensinar. A educação on-line envolve níveis de conectividade, senso de comunidade e
compartilhamento de conhecimento raramente vistos em ambientes escolares, sendo
caracterizada por temas como colaboração, conectividade, foco no aluno, eliminação
de fronteiras, senso de comunidade, exploração, conhecimento compartilhado,
experiência multissensorial e autenticidade. Portanto, ela requer novas formas
de ensino e aprendizagem.
- resistência à mudança (p.155)
Por acarretar mudanças grandes no
modo como a educação é elaborada e apresentada, a tecnologia cria resistências
entre indivíduos e organizações, como medo do desconhecido, esforço para
aprender coisas novas, perda de poder/prestígio por causa da mudança de papéis
e discordância com ideias novas.
Isso
também ocorre porque a aprendizagem e o ensino on-line são muito diferentes do ensino tradicional em sala de aula,
encontrando objeções, as quais devem ser enfrentadas ao apresentar os
benefícios das inovações, como a flexibilidade temporal e geográfica no
processo de ensino e aprendizagem, e de se experimentar algo novo, assim como
ensinar de uma maneira nova e diferente.
Referência Bibliográfica
KEARSLEY, Greg. Educação on-line: aprendendo e ensinando. Tradução:
Mauro de Campos Silva. Revisão Técnica: Renata Aquino Ribeiro. São
Paulo: Cengage Learning, 2011.
Comentários
Postar um comentário