Educação on-line: aprendendo e ensinando

Segundo as pesquisas de Kearsley (2011), retomo os seguintes conceitos e tópicos: 
- eliminação de fronteiras (p.5)
            A educação on-line vai além da sala de aula porque oferece acesso à informação e a pessoas em qualquer parte do mundo, remove as fronteiras de espaço e tempo da aprendizagem e com relação a quem pode aprender, encurta os gastos com o curso e com o deslocamento, e otimiza o tempo de estudo. 
- conhecimento compartilhado (p.8)
            Disponibilizar informação na Web ou em outro formato eletrônico a torna imediatamente acessível a qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet. Nesta vasta rede de conhecimento, o que importa é a qualidade e a utilidade da informação fornecida. 
- admirável mundo novo (p.11)
            Os principais aspectos da educação on-line diferem do ensino tradicional e definem uma maneira nova de aprender e ensinar. A educação on-line envolve níveis de conectividade, senso de comunidade e compartilhamento de conhecimento raramente vistos em ambientes escolares, sendo caracterizada por temas como colaboração, conectividade, foco no aluno, eliminação de fronteiras, senso de comunidade, exploração, conhecimento compartilhado, experiência multissensorial e autenticidade. Portanto, ela requer novas formas de ensino e aprendizagem. 
- resistência à mudança (p.155)
            Por acarretar mudanças grandes no modo como a educação é elaborada e apresentada, a tecnologia cria resistências entre indivíduos e organizações, como medo do desconhecido, esforço para aprender coisas novas, perda de poder/prestígio por causa da mudança de papéis e discordância com ideias novas.

Isso também ocorre porque a aprendizagem e o ensino on-line são muito diferentes do ensino tradicional em sala de aula, encontrando objeções, as quais devem ser enfrentadas ao apresentar os benefícios das inovações, como a flexibilidade temporal e geográfica no processo de ensino e aprendizagem, e de se experimentar algo novo, assim como ensinar de uma maneira nova e diferente.

Referência Bibliográfica
KEARSLEY, Greg. Educação on-line: aprendendo e ensinando. Tradução: Mauro de Campos Silva. Revisão Técnica: Renata Aquino Ribeiro. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A educação a distância em transição: tendências e desafios

Aprendizagem ativa e tecnologias digitais